FORD ECONETIC


Derivativo Ford Focus ECOnetic com valor de referência na classe de 115g/km de emissões de CO2 com recurso a tecnologias convencionais

- Nova gama Ford ECOnetic irá juntar-se à gama Ford Flexifuel, permitindo que os clientes adquiram modelos acessíveis em termos de custos e com baixos níveis de emissões de CO2

Colónia (Alemanha) / Lisboa, 24 de Agosto de 2007 – No próximo Salão de Frankfurt, a Ford Europa irá lançar uma nova gama de produtos denominada Ford ECOnetic, passando a propor aos seus clientes uma gama de modelos alternativos com ultra-baixos níveis de emissões de CO2, propostas que estarão disponíveis em modelos específicos.

Os modelos abrangidos irão utilizar uma combinação da mais recente geração de blocos diesel com tecnologia common-rail com soluções especialmente desenvolvidas com vista à redução ao mínimo possível dos níveis de emissões de CO2. O primeiro produto a apresentar no final de 2007 será o Ford Focus ECOnetic, prometendo oferecer um nível referencial na sua classe de até 115g/km de emissões de CO2 para um modelo com motorização convencional.

“Apesar de toda a nossa actual gama europeia de produtos já ser muito competitiva em termos de CO2, sabemos que há um número cada vez maior de clientes que, entre as suas razões de compra, procuram modelos com os mais baixos níveis de emissões possíveis, e que o mercado tem um número cada vez maior desse tipo de propostas, ” afirmou John Fleming, Presidente e CEO, Ford Europa.

“Através do lançamento de modelos específicos, com a assinatura Ford ECOnetic, que oferecem níveis ultra-baixos de CO2, iremos apresentar uma verdadeira alternativa a esses clientes que dão prioridade às performances em termos de baixas emissões aquando das suas decisões de compra. ”

“Quanto à assinatura Ford ECOnetic, escolhemo-la porque faz uma ligação entre as tecnologias ambientalmente correctas e a nossa filosofia 'kinetic design' de 'energia em movimento', quer em termos de qualidade de condução, quer na emoção associada ao estilo, ” acrescentou Fleming. “Acima de tudo, assegura aos nossos clientes que esses modelos não irão sacrificar nenhuma das qualidades esperadas de um modelo da Ford ao nível da dinâmica de condução, apesar da prioridade dada a conseguirem-se níveis de emissões ultra-baixos. ”

Ford Focus ECOnetic: Emissões Referenciais na Classe Detalhes adicionais da gama Ford ECOnetic irão ser revelados em Setembro, por ocasião do Salão de Frankfurt 2007, mas o primeiro veículo a beneficiar deste compromisso será o actual modelo mais popular da companhia, o Ford Focus.

O Ford Focus ECOnetic irá estar disponível ao público no início de 2008 e irá demonstrar que níveis de consumo muito atractivos e de emissões de CO2 reduzidos em conjunto podem ser obtidos a partir de tecnologias convencionais, associadas a uma combinação de medidas dedicadas e específicas de redução de consumo de combustíveis.

Recorrendo ao eficiente motor Duratorq 1. 6TDCi de 109 cv dotado de Filtro de Partículas Diesel (DPF), o novo Ford Focus ECOnetic oferece um nível médio de consumo de apenas 4, 3 l/100 km, correspondendo a uma média de apenas 115g/km de emissões de CO2.

“O desafio colocado à equipa de engenheiros foi o de conseguir um máximo de redução ao nível das emissões de CO2 recorrendo às tecnologias actualmente disponíveis e que são acessíveis, ” afirma Gunnar Herrmann, Director da Linha de Veículos Médios da Ford. “O resultado deste trabalho dedicado é, em simultâneo, um resultado referencial em termos de segmento para um veículo que conta com um bloco de tecnologia convencional, e a aprendizagem de ensinamentos que poderemos vir a aplicar em todos os modelos diesel da gama Focus ao longo do tempo. ”

O ponto de partida para atingirmos estes resultados passou pela redução das zonas de resistência ao ar e na melhoria em termos aerodinâmicos. Ao rebaixarmos o veículo, adoptando um kit aerodinâmico e utilizando pneus 195/65R15 obtivemos um coeficiente aerodinâmico (cd) de 0, 31.

Outra medida para reduzir a resistência ao movimento, que foi testada pela primeira vez no desenvolvimento do Focus ECOnetic, foi a introdução de um novo óleo de transmissão de baixa viscosidade desenvolvido pela BP, parceira da Ford. Os benefícios foram tão evidentes que este óleo está a ser introduzido em outros produtos Ford nos segmentos C e CD.

A Escolha por Parte do Cliente Ao integrar os derivativos da nova gama Ford ECOnetic na sua extensa linha de produtos, a companhia irá oferecer aos clientes a possibilidade de escolha entre modelos ambientalmente correctos a custos acessíveis.

A Ford Europa é líder na tecnologia Flexifuel, que recorre a fontes de energia regenerativa a partir da bio-massa. As gamas Focus e C-MAX contam já com derivativos Flexifuel que podem ser abastecidos com bio-etanol E85 (uma mistura de 85% de bio-etanol e 15% de gasolina), ou apenas com gasolina, ou ainda com qualquer mistura de ambos os combustíveis no mesmo depósito, em alternativa aos combustíveis convencionais.

A utilização combinada de bio-etanol como combustível e a tecnologia Flexifuel da Ford pode reduzir as emissões de CO2 (efeito de estufa) geradas entre 30 e 80%, sem que se comprometam as performances e a qualidade de condução. Nos primeiros meses de 2008, a Ford irá comercializar versões Flexifuel do novo Ford Mondeo, do Ford Galaxy e do Ford S-MAX, permitindo-lhe ter uma das mais vastas gamas de propostas Flexifuel no mercado europeu.

Em alguns mercados da Europa, a Ford propõe também modelos seleccionados propulsionados por GPL (Gás de Petróleo Liquefeito) e GNC (Gás Natural Comprimido). Estes derivativos estão disponíveis em mercados como o da Alemanha e Áustria, onde as infra-estruturas estão suficientemente desenvolvidas para permitirem o apoio aos clientes que por elas optarem.

“Independentemente da escolha dos nossos clientes, entre Ford ECOnetic, Flexifuel, GPL ou GNC – eles podem contar com tecnologias acessíveis, práticas e de baixas emissões de CO2 que mantêm as nossas reputadas qualidades de excelente dinâmica de condução e custos de utilização ao longo da vida útil de um veículo, ” acrescentou Fleming.

“Não existe uma solução única no horizonte para tornar a mobilidade mais sustentada, mas a Ford está empenhada em continuar a trabalhar num leque de veículos e tecnologias ambientalmente avançadas para se manter à cabeça do pelotão. A gama Ford ECOnetic permite-nos dar um novo passo nesta viagem, tornando o nosso leque de propostas ainda mais abrangente”

Ford Lusitana - Departamento de Relações Públicas, 2007-08-24

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