NOVO RECORDE DE VELOCIDADE



Wendover (EUA) / Lisboa, 20 de Agosto de 2007 – A Ford Motor Company tornou-se no passado dia 16 de Agosto no primeiro construtor automóvel a estabelecer um recorde de velocidade com um veículo movido a células de combustível. O feito foi alcançado pelo Ford Fusion Hydrogen 999, a uma velocidade de 207. 297 milhas por hora (333, 612 km/h) no Lago Salgado de Bonneville, em Wendover, no estado norte-americano do Utah.

O 999 torna-se, assim, no primeiro e único veículo de competição, baseado num modelo de produção, movido a células de combustível. Foi construído em colaboração com a Ballard Power Systems, o preparador Roush e a Universidade Estatal de Ohio, sendo uma das duas unidades demonstradoras do potencial da tecnologia associada às células de combustível. A equipa de pesquisadores da Ford está também a apoiar um grupo de estudantes de engenharia daquela universidade no seu projecto denominado Buckeye Bullet 2, um protótipo de um veículo a células de combustível que se propõe ultrapassar a barreira das 300 milhas por hora.

“O que conseguimos é, nada menos, do que uma estreia absoluta em termos de indústria, ” afirmou Gerhard Schmidt, Vice-Presidente, Pesquisa e Engenharia Avançada, Ford Motor Company. “Nenhum outro construtor no Mundo conseguiu sequer aproximar-se. Estamos muito entusiasmados por termos alcançado algo que nunca antes havia sido conseguido. Estabelecemos este projecto com vista ao desenvolvimento ao mais alto nível da tecnologia das células de combustível e ao, mesmo tempo, fazermos algo inédito; e conseguimos. ”

Schmidt afirmou que o resultado histórico obtido em Bonneville irá contribuir para alargar os horizontes tecnológicos da companhia neste domínio, já que o recurso ao hidrogénio como combustível poderá, um dia, ter um papel primordial com vista a alcançarem-se as necessidades energéticas do sector dos transportes. O Fusion Hydrogen 999 é a mais recente inovação ambiental da Ford e um novo passo com vista à viabilidade da comercialização de veículos a células de combustível a hidrogénio.

O 999 recordista do novo máximo de velocidade em terra para este tipo de veículos foi desenhado pelos engenheiros da Ford e construído pela Roush, em Allen Park, no estado do Michigan. À Ford coube ainda desenvolver o bloco eléctrico Buckeye Bullet, enquanto a Ballard Power Systems fornecia as células de combustível a hidrogénio de 400 kW. Rick Byrnes, ex-piloto de competição deste tipo de provas (e igualmente ex-empregado da companhia) conduziu o 999 rumo ao novo valor de referência, durante a realização do evento Bonneville Nationals, que se disputou de 10 a 17 de Agosto.

O Ford Fusion Hydrogen 999 é um exemplo claro do empenho da Ford no domínio da inovação ao nível das alternativas ambientais, com vista ao fornecimento de veículos com impacto nulo em termos de ambiente. Nestas múltiplas tecnologias incluem-se, para além das células de combustível a hidrogénio, os veículos híbridos, a bioetanol E85, blocos diesel mais limpos, biodiesel, tecnologias mais avançadas de transmissões e motores, soluções que em conjunto permitem uma visão flexível à relação entre as necessidades dos clientes, o impacto ambiental e os interesses dos accionistas.

Comments

Popular Posts